Ficou com o anel preso no dedo? Todo mundo já viu essa cena, certo? Aliás, aposto que você já passou por isso. Quem nunca, não é mesmo? Afinal, você quer tirar o anel do seu dedo, mas ele simplesmente não sai. Está emperrado, não desliza.
Então a aflição começa a aparecer. A ansiedade toma conta, o pânico se aproxima. Tem um metal preso no seu dedo! Não tem como cortar, como rasgar, como arranhar. O anel está preso no dedo e não vai sair!
Antes de mais nada, se acalme. Se ficar com o anel preso ao dedo, não se preocupe. Ele vai, sim, sair. Ou seja, tem soluções, e tem ao monte. A princípio pode mesmo parecer um pouco desesperador, mas é só respirar e saber o que fazer.
Há inúmeras razões para isso acontecer. Dessa forma, portanto, pode ser, por exemplo, por causa do verão, sabia? Se está muito quente, as nossas extremidades – mãos e pés – tendem a inchar. Isso se deve à dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, com o inchaço vem, então, o anel preso no dedo.
Além disso, também, não precisa estar necessariamente no verão. Como a questão aqui é o calor, basta permanecer muito tempo em um ambiente quente. Dessa forma, isso já é o suficiente para o inchaço.
Agora, também pode ser o consumo de sal. Pois é, o alto consumo de sal também pode provocar inchaço nas extremidades. Por isso, então, a diminuição no consumo de sal só te ajuda. Isso porque, além de ser mais saudável, evita os indesejados inchaços. Em outras palavras, sem sal, menor a possibilidade de anel preso no dedo.
E também se atente aos exercícios. Ou seja, caso tenha o hábito de se exercitar, o inchaço também pode aparecer. Especificamente se você correr. Portanto, é comum que as mãos inchem durante uma corrida. Dessa forma, então, você pode ficar com o anel preso também nesse caso.
Antes de qualquer coisa, atente-se às condições do momento, da situação em que se encontra. O anel ficou preso no dedo? Respire, mantenha a calma e observe. Por exemplo, o dedo está ficando roxo rápido e você sente muita dor?
Se a situação for essa, então está muito apertado e, por isso, atrapalhando a circulação. Dessa forma, portanto, o mais indicado é procurar a emergência.
Porém, geralmente esse não é o caso, como bem sabemos. O anel apenas não quer sair. E é aí, então, que você precisa ter as seguintes dicas com você.
Anel preso no dedo? Tenha essas dicas em mãos!
- Puxe
Antes de mais nada, puxe o anel preso. É a primeira, mais óbvia e simples coisa que deve fazer. Mas puxe com cuidado, ok? Ou seja, mova o anel bem devagar, para frente e para trás, com calma. Se ele começar a deslizar, então, continue o movimento.
Sim, é a técnica mais simples, porém é das mais eficazes. Então, antes de recorrer a métodos elaborados para o anel preso, apenas o puxe. Lembre-se: faça isso se o dedo não estiver muito dolorido. Caso contrário, tente os métodos a seguir.
- Líquidos escorregadios
Você puxou, mas continua com o anel preso no dedo? Bem, então procure lubrificar o dedo. Ou seja, qualquer líquido escorregadio surte o efeito desejado. Dessa forma, você permite facilitar a saída do anel sem machucar a pele ou mesmo o dedo.
Sabonete líquido, gel, pomada, pasta de dente ou até mesmo saliva, por exemplo. Veja o que tem à disposição. Porém, mais uma vez, tome cuidado. Se o seu dedo estiver machucado, evite produtos químicos, como itens de limpeza, certo?
Mais alguns líquidos escorregadios: vaselina, creme, condicionador, xampu, óleos; a lista é longa. Veja o que tem por perto.
- Mãos ao alto
É isso mesmo, levante os braços. Pode parecer bobo, mas há uma explicação para isso. Acontece que esse gesto pode ajudar a desinchar o dedo. Isso porque, o inchaço ocorre basicamente porque mantemos braços e mãos abaixo da linha do coração. Ou seja, isso facilita a condução de sangue, o que leva ao inchaço.
Dessa forma, portanto, tente ficar alguns minutos com os braços erguidos. Só não vale deitar e erguer os braços, viu? É preciso que você fique em pé. Como resultado, o sangue alocado nas mãos desce. Assim, então, o inchaço tende a sumir.
- Água gelada
Agora, preste atenção nos dias frios. Já reparou que seus dedos ficam bem menos inchados. Além disso, já notou que o anel fica mais solto no dedo durante o frio? Em outras palavras, se o calor incha, o frio desincha. Dessa forma, então, tente coloca a sua mão na água gelada.
Coloque água e gelo em um balde, por exemplo. Procure, assim, um recipiente onde possa mergulhar toda a sua mão. E fique ali por alguns minutos, observe como o dedo reagirá. A tendência é que isso ajude no anel preso.
- Pegue uma linha
Puxou, mas não saiu. Lubrificou, mas continua ali. Braços erguidos, água gelada, mas ainda está com o anel preso. Olha, os métodos anteriores surtem efeito. Porém, pode acontecer de nada disso funcionar. Agora, então, partimos para um método mais elaborado e que, por isso, exige paciência.
Pegue uma linha, mas uma que seja fina o suficiente para conseguir passar embaixo do anel. Agora, passe a linha entre o anel preso e o dedo. Se passou, agora dê um nó. Isso, amarre a linha no anel. Depois disso, com muito cuidado, dê várias voltas da linha no seu dedo. Dê voltas e vá para frente, de forma a “amaciar” o seu dedo. Assim, portanto, o anel consegue deslizar sobre as voltas que você deu.
Como dito, é um método mais elaborado. Tenha calma e paciência. Mas, acima de tudo, observe o seu dedo. Não o deixe roxo, pois isso é perigoso, significa falta de circulação.
- Sem sal
Ainda com o anel preso no dedo? Bem, uma técnica que pode funcionar é você diminuir a ingestão de sal por algumas horas. Então, lembra que alimentos com sal causam inchaço? Por isso mesmo, tente ficar sem comer sal por um tempinho. Talvez o inchaço suma e o anel preso enfim poderá ser removido.
Com o anel fora do dedo, limpe o local machucado. Deixe a pele respirar um pouco, deixe o inchaço sumir. Só aí, então, você coloca o anel de volta, certo?
- Procure ajuda
Agora, chegou até aqui e nada resolveu? Bem, se ainda está com o anel preso mesmo depois de tantas tentativas, é hora de buscar ajuda. Mas ajuda profissional, claro. Se estiver com muita dor, a emergência é o melhor local. Lá, por exemplo, eles podem chamar os bombeiros. Eles possuem as ferramentas adequadas para essa situação.
Além disso, se for o caso, na emergência você pode tomar anestesia local. Se achar necessário, chame direto os bombeiros na sua casa, que eles vão te ajudar. Enfim, com uma ajuda profissional você terá a assistência necessária.
Tome os devidos cuidados
Então, por fim, tome cuidado. Anote as dicas e saiba o que fazer. Não entre em pânico! Anel preso no dedo já aconteceu com todo mundo e pode muito bem acontecer de novo com você.
Nunca é demais reforçar: se o dedo estiver dolorido, procure direto uma emergência. Ou seja, nem tente puxar ou remover. Até porque, quando o assunto é dor ou machucado, então a resposta é outra.
Em suma, saiba que o anel preso no dedo, de alguma forma, vai sair. Anotou as dicas? Então não tem com o que se preocupar, certo?