Os colares já existem na humanidade há um bom tempo, se você não conhece o tipo de colar para cada decote, apresentaremos abaixo, algumas dicas e sugestões, para montar o look perfeito de acordo com o seu biotipo, para aprender mais sobre como utilizar o colar corretamente, acompanhe até o final.
Qual a origem dos colares?
Com o passar do tempo, as joias conquistaram a humanidade, ganharam novos modelos e estima-se que os primeiros povos a utilizarem essas peças foram os egípcios, no entanto, podemos destacar um colar de 5000 anos que foi encontrado no museu britânico, também existem sinais de utilização dessas peças na Suméria e em todo o continente africano.
No Oriente Médio, também há escavações contendo ouro, a prata, cornalina, lápis lazúli e jaspe, os povos antigos já fabricavam colares, brincos, dentre outras joias, após o século XX e com a criação da empresa Coco Chanel, as joias conquistaram lugares como Península Itálica, China, Rússia, Grécia.
Atualmente, percebemos que esta peça agrada homens e mulheres de todas as idades e classes sociais, também encontramos peças para crianças. Portugal e Espanha foram os responsáveis por propagarem as peças para o novo mundo, com as suas passarelas e tendências de moda.
Antigamente, apenas os reis e príncipes, clero, ricos comerciantes, enfim, os nobres em geral tinham acesso a este tipo de peça, afinal, os materiais utilizados na fabricação eram extremamente escassos, por isso, essas peças eram sinônimo de puro luxo, devido ao seu alto valor, elas também eram utilizadas como acordos comerciais.
Após a descoberta do novo mundo, por Cristóvão Colombo, as joias contribuíram para transformações sociais, culturais e até mesmo religiosas, aqui no Brasil, estas peças começaram a ganhar seu espaço no século XVI, nesta época os adornos masculinos e femininos eram mais difíceis de encontrar.
Depois da chegada dos imigrantes ao Brasil, o consumo dessas peças tornou-se mais popular no país, oferecendo ótimos preços e outros modelos de banhos mais acessíveis ao consumidor final.
Como cuidar de colares?
Para que o tipo de colar para cada decote possa ter uma boa durabilidade, é necessário ter cuidado com colares e decotes, a conservação dessas peças também é fundamental para manter o brilho e a beleza, abaixo apresentaremos algumas dicas para garantir a boa durabilidade de sua peça:
1º Guarde as peças no local certo
Escolher o local adequado ajuda a evitar desgaste e arranhões, a má conservação poderá levar a deterioração da peça com o passar do tempo, procure não guardar com outras joias e em locais úmidos, também é necessário deixar longe de locais que tenham muita poeira.
Mantenha-o em local limpo e seco, de preferência utilize um porta-joias para facilitar a organização, ou também é possível conservá-la no saquinho e embalagem original.
2º Separe cada modelo e estilo de joias
Não coloque de qualquer jeito em um porta joias, pois se as peças se emaranhar o metal poderá ser agredido, recomenda-se separar as peças por nichos, não é permitido deixar colares, anéis e brincos juntos ao mesmo tempo.
A organização é um dos principais fatores, para que as peças possam manter a sua durabilidade.
3º Tenha cuidado com a água
A oxidação poderá ocorrer devido o contato com a água, a peça poderá perder a cor e o brilho, não use as peças durante o banho e ao escovar os dentes, pois a água poderá ser respingada nas peças, o corpo deve estar totalmente seco na hora de usar, mais uma vez indicamos guardá-la longe de locais úmidos.
Se você transpirar devido ao calor, lembre-se de manter a higiene de suas peças na hora de guardar.
4º Utilize a flanela
Para uma boa limpeza das superfícies de suas peças, a flanela é sempre a melhor opção, quando você terminar de usar, passe um paninho antes de colocar no porta joias, apenas o uso da flanela é capaz de garantir um bom brilho para a sua peça.
Tendências de colares para 2022
Para a primavera, já existem boas tendências, que poderão combinar com qualquer tipo de look, veja algumas sugestões para a primavera/verão 2022 para você arrasar:
1º Cristais e pedrarias
A cada ano, percebemos que existem uma forte tendência para as joias coloridas, podemos encontrar o arco-íris, por exemplo, em colares, pulseiras e até em brincos. No entanto, é necessário ter bom senso com a escolha das roupas, para não ficar extravagante demais.
2º Mix de materiais e peças grandes
O mix de colares é uma tendência que combina com todos os tipos de looks, as peças grandes também têm atraído a atenção dos consumidores, assim podemos ousar nos acessórios para garantir produções mais sensuais com um certo charme.
3º Mix de banhos
O mix de banhos permite combinar ouro e ródio em um único look, os brincos e colares também poderão utilizar este mix, para trazer um toque de modernidade, logo, destacamos mais uma vez a importância de pesquisar sobre as tendências para cada formato de peça, assim, fica mais fácil de escolher os banhos que você pretende utilizar.
Existe um tipo de colar para cada decote!
Os colares são ótimas opções para acessórios, além disso, combina muito bem com peças de verão, abaixo preparamos 5 opções incríveis que você poderá utilizar para montar seus looks, confira:
1º Decote V
Este é um decote muito utilizado que geralmente começa largo e vai se afinando nos seios, para este tipo de decote você deve utilizar uma corrente mais delicada, um colar com pingente ou um modelo gravatinha, quando for um decote em V mais profundo.
Ter um mix de colares poderá ajudá-la a montar um look ideal para cada ocasião, no entanto, os especialistas recomendam manter o estilo padrão dos colares, é importante seguir as tendências e ter cuidado com a escolha das roupas e das cores, para não errar na escolha dos looks.
Você também deve pesquisar sobre os estilos ideais de colares para casamento, batizado, happy hour de sexta-feira, etc. Assim, você terá looks para todas as ocasiões.
2º Decote quadrado
O decote quadrado é o mais comum para o dia a dia, podemos encontrá-lo inclusive no ambiente de trabalho, para este decote, recomenda-se utilizar um colar mais curto no estilo choker, para os decotes mais abertos, é possível utilizar colares de pingente mais curtas, com pingentes pequenos, para valorizar ainda mais a peça, é indicado utilizar aqueles que não passam da linha do decote.
3º Gola alta
A gola alta é muito comum principalmente no outono e no inverno, neste caso é permitido colocar o colar que quiser, para deixá-lo mais visível, você poderá prender o cabelo, aqui é válido contar com um mix de colares com pingentes menores, você poderá utilizá-lo até a altura do seio.
É necessário ter atenção para que o look possa ter harmonia, procure pesquisar quais são as principais tendências de moda e tente seguir.
4º Decote canoa
Os colares são ideais para valorizar o corpo e o visual, o decote de canoa apresenta decote mais aberto e mais perto do pescoço, para aprender a usar o tipo de colar para cada decote você deve sempre observar o seu biotipo e acompanhar as tendências que são divulgadas pelas grandes empresas de moda.
Os colares arredondados são mais recomendados para este modelo de decote, há possibilidade de utilizar colares com pingentes curtos, os colares com miçangas e pedrarias são uma boa escolha para os looks do dia a dia, recomenda -se manter os colares um pouco abaixo do busto.
5º Tomara que caia
Este formato de decote ajuda a valorizar o colo, este modelo é mais utilizado em festas, se você pretende chamar a atenção do colo, o mais correto é utilizar colar de pedrarias, para ocasiões mais casuais, é possível utilizar colares mais delicados.
6º Colarinho
Camisas proporcionam um ar social, para este modelo, um colar já é o suficiente para dar um toque moderno à peça, as pérolas dão um toque mais elegante para a roupa, as pedrarias também são uma boa opção, as sobreposições também são realizadas com camisas e suéteres.
Os botões poderão ser abertos, com colares de correntaria para acompanhar, para aqueles que curtem looks mais clássicos recomenda-se utilizar o colarinho fechado, os colares de pedras poderão ser usados com colarinho.
7º Ombro a ombro
Trata-se de um decote elegante que é utilizado em ocasiões formais, com alguns ajustes, é possível utilizar este decote com o estilo casual e formal, os modelos de penteados mais indicados para este decote são penteados lateral ou preso.
Os melhores modelos para este decote são: gargantilhas, colares com pontos de luz, com pedras, mix de colares.
Escolha já o seu colar!
Aqui em nossa loja você encontra o tipo de colar perfeito para cada ocasião, seja com decote ou com um look mais comportado, nossa coleção permite combinar a joia certa de acordo com seu evento.
Portanto, escolha já o seu colar e arrase no seu próximo decote!