Uma joia infantil é, com certeza, um dos melhores presentes a dar para uma criança. Afinal, brinquedos e afins, por exemplo, são deixados de lado com o passar do tempo. Ou seja, é uma coisa passageira, de momento. Muito diferente da joia.
Isso porque a joia infantil é um presente que permanecerá por muito tempo com ela. É um presente que simboliza todo o amor e carinho em forma de uma peça de ouro. Seja pulseira, brinco, corrente, o que não falta é opção para deixar os pequeninos bonitos e apresentáveis.
E é possível, então, presentear um recém-nascido, um bebê já crescidinho ou até mesmo crianças já brincalhonas. Dá para acompanhar todos os estágios de crescimentos. Dessa forma, por isso, a joia tem um apreço muito grande para quem a ganha. Afinal, acompanha toda uma fase da vida. Acaba se tornando uma lembrança afetuosa que cabe na palma da mão.
Agora, se quando compramos um presente nós levamos em conta o nosso gosto, o mesmo vale para as crianças. Em outras palavras, é preciso observar a personalidade da criança, de forma a dar uma joia infantil de acordo. Uma peça que caiba no visual dessa criança, para que não destoe de quem ela é.
Até porque, é importante manter o visual dos pequeninos coerente. Então veja para qual tipo de criança é o presente. Se é menina ou menino, por exemplo, já ajuda bastante. Afinal, não se dá brincos a um menino pequeno, certo? Para o garoto, uma pulseira, por exemplo, pode ser mais adequada.
Porém, se for uma menina, aí já é bem mais fácil. Basicamente, qualquer tipo de joia infantil serve. Pulseira, brinco, corrente e afins. Só tome cuidado para não exagerar e encher a criança de acessórios.
E mais importante aqui é tentar harmonizar a peça com a criança. Ela é uma criança mais tímida e introspectiva? Então peças mais discretas são mais apropriadas. Agora, se for uma criança comunicativa e mais afetuosa, então joias mais coloridas podem caber bem, por exemplo. Como dito, observe bem o tipo de criança para quem será dada a joia.
Mas há outras questões muito importantes há serem consideradas. Afinal, não dá para colocar qualquer peça em contato com a criança. É preciso atentar-se ao material. Afinal, a joia ficará na pele do pequeno. Então, antes de tudo, saiba se ela tem alergias, por exemplo. Saiba se ela pode ter algum tipo de irritação a algum tipo de metal.
Ademais, porém, vale saber qual tipo de joia infantil está sendo dada.
Joia infantil: tipos e tamanhos
Então você atentar-se ao material da joia infantil, certo? Afinal, a criança pode ter alergia a ouro ou prata, por exemplo. E olha que esses são dois dos materiais mais utilizados na fabricação de joias. Portanto, tome cuidado.
Agora, também tem a questão do tamanho. Ou seja, o peso da joia que a criança vai carregar. Dessa forma, então, uma pulseira de ouro 18 quilates, por exemplo, é altamente recomendável. Afinal, é leve e não traz na sua composição outros metais que podem provocar irritações na pele.
Abaixo, separamos algumas dicas de joias infantis:
– Brincos
Esse é um presente dos mais tradicionais. Afinal, qual menina não ganhou brincos logo quando criança? Agora, ganhar uma joia, então, é melhor ainda. Isso porque, claro, são peças que trazem beleza e elegância à pequenina. Por isso, então, são muito recomendadas.
E se for para uma recém-nascida, então o mais adequado é o brinco de bolinha. E de ouro 18 quilates. Isso porque, além de confortáveis, são discretos. Além disso, o material em ouro evita qualquer possível irritação na pele.
– Pulseiras
As pulseiras são o mais puro charme. Elas possuem pedras coloridas e uma variedade que possibilita muitas combinações com o visual. A pulseira traz uma elegância muito própria e única à criança. Realça sua personalidade e a deixa ainda mais linda. E o que não falta é modelo.
Aliás, um modelo muito recomendado é a pulseira com chapa. Afinal, é uma joia infantil onde dá para escrever algo. Aí você pode colocar tanto o nome quanto alguma mensagem. E ela serve tanto para meninas quanto para meninos.
– Anéis
Os anéis são outra peça de joia infantil que é um lindo presente. Porém, é indicado a crianças mais crescidinhas. Afinal, é preciso ter um dedo maiorzinho para usar o anel. Ainda assim, portanto, são peças cheias de cor e vida que atribuem uma estética de elegância à criança. As peças vêm em ouro e prata, por exemplo, e são muito lindas.
– Correntes
As correntes vêm em vários tamanhos e desenhos distintos. Do ouro à prata, ela deixa a criança com um visual encantador. No entanto, a corrente é mais indicada a crianças com um pouco mais de idade. Dar uma corrente a um recém-nascido, por exemplo, não é muito recomendável. Afinal, ele pode se enrolar e, com isso, causar desconforto.
– Conjuntos
E então tem os famosos conjuntos. Aí vem brinco, pulseira, corrente e anel. Tudo combinando, claro, para formar um visual harmonizado e muito lindo. Nesse caso, o conjunto é muito indicado, pois todas as peças são de ouro. Ou seja, você tem variedade e conforto com várias possibilidades.
A joia certa para a idade certa
Abaixo, separamos algumas dicas de acordo com a idade da criança:
– 0 a 2 anos
Quando o assunto são os recém-nascidos, vale ressaltar o cuidado com formatos e materiais das joias infantis. Ou seja, a peça não pode causar qualquer desconforto. Dessa forma, então, os brincos são muito adequados a essa idade. Mas os de bolinhas e com tarraxas arredondas.
– 2 a 5 anos
Nessa idade, então, a criança já começa a ter um pouco mais de autonomia, certo? Aí você pode também, além dos brincos, dar pulseiras e correntes. Lembrando que as opções em ouro são as mais recomendadas, pois não evitam irritações.
– 5 a 9 anos
Aqui, a criança tem ainda mais autonomia. Por isso, então, fica mais difícil de ela quebrar ou até mesmo perder as joias. Não é impossível, mas é mais difícil. Então, tanto brincos, quanto pulseiras ou correntes são indicados. Aqui nesse caso, um conjunto cai muito bem também!
Mas lembre-se de atentar-se aos materiais que estarão em contato com a pele da criança. Dê uma joia infantil de acordo com a personalidade do pequeno. Presenteie essa criança com algo lindo e elegante.
Afinal, ela vai guardar esse presente para o resto da vida. Então que seja uma lembrança agradável e bonita de se ter, não é mesmo?