Como saber se você tem um autêntico ouro 18k?

Antes de mais nada, quem não quer ter uma joia de ouro, não? Aposto que você também quer isso, se já não tiver! E não é por menos: ouro é símbolo de imponência, beleza e autêntica elegância.

Ele está presente em anéis, brincos, braceletes, colares e demais acessórios. Faz parte do imaginário coletivo quando pensamos em riqueza e uma vida na alta sociedade. Em outras palavras, o ouro existe para deixar o seu mundo em outro estado de grandiosidade.

Porém. E se o seu ouro for falso?

Agora, você ostenta uma jóia em ouro, mas ela é um metal qualquer. Ou seja, aquilo que tanto adora pode não ser tão adorável assim. Dessa forma, então, é preciso certificar-se da autenticidade da sua pedra.

E como, então, saber se você tem um autêntico ouro? Além disso, como saber se é realmente um ouro 18k?

Antes de mais nada, vale ressaltar: você sabia que o ouro 18 quilates não é 100% ouro? E é melhor que ele seja assim. Ou seja, o ouro 18k é composto por 18 partes de ouro, mais 6 partes compostas de demais metais. E isso é feito para dar resistência à pedra. Afinal, o ouro 100% puro é muito maleável e fácil de quebrar.

Além disso, são os outros metais que dão a coloração necessária. Ou seja, se for um ouro branco, por exemplo, é a composição do ouro com outros metais que dá essa cor.

Dessa forma, então, o ouro 18k (ou ouro 18 quilates) é composto por 75% de ouro e 25% de outros metais. É por isso que ele é também conhecido como ouro 750, além de ser o mais famoso dos ouros. Afinal, é com ele que é feita a maioria das joias.

Então, quando se fala em alta joalheria, se fala em joias compostas por ouro 18 quilates. Devido à sua composição, portanto, é a que mais possui ouro puro.

Dito isso, então, a autenticidade da sua joia de ouro 18 quilates não é 100% ouro. Ou seja, o verdadeiro ouro 18 quilates é 75% ouro puro. Por isso não imagine que o seu ouro 18 quilates é 100% ouro, porque não é para ser assim. Como explicado, é melhor que não seja assim.

5 dicas para identificar o ouro 18k

Antes de mais nada, é preciso uma dica preciosa: limpe bem a sua peça de ouro. Entre um teste e outro, tenha a certeza de que a sua peça está muito limpa. Isso evita resultados imprecisos e, consequentemente, eventuais confusões. Então tenha sempre o seu ouro tinindo de tão limpo, certo?

1 – Procure pela marca

Toda marca de ouro vem com um símbolo. E é esse símbolo, então, que indica a natureza da pedra. Ou seja, se o seu anel vier com a marca GF ou GP, isso quer dizer que ela é folheada a ouro.

O quilate do ouro 18k estará indicado justamente pela marcação 18k. Olhe na parte interior do anel ou, nos colares, próximo ao fecho. Porém, tome cuidado: essas marcas podem ser facilmente falsificadas. Ou seja, use essa marcação como uma indicação da autenticidade do ouro.

2 – Bordas descoloradas

Agora, se uma peça é falsa, logo o ouro é capaz de descascar do metal. Sendo assim, nada mais claro do que a sua peça estar com as bordas descoloradas ou despedaçadas.

Dessa forma, então, coloque a sua peça sob uma luz bem forte. E olhe com cuidado, veja atentamente. Observa as bordas, procure por desgastes e defeitos. Isso é um indicativo de que a sua peça não é ouro 18k.

3 – Superfície manchada

E se a peça falsa apresenta descoloração e desgastes nas bordas, ela pode muito bem apresentar manchas na superfície. Então olhe bem na superfície, veja se enxerga pontos branqueados ou avermelhados.

Só preste bastante atenção, pois eles são bem pequenos e difíceis de serem vistos. Então tenha paciência e olhe com atenção. Se possível, faça isso com o auxílio de uma lente de aumento.

4 – Alterando a cor

Coloque vinagre na sua peça de ouro. É isso mesmo: vinagre. Mas pouco. Se tiver como, utilize um conta gotas. Não é para mergulhar a jóia no vinagre. Ou seja, coloque vinagre no ouro e observe se ele muda de cor.

Lembre de colocar a peça sobre uma mesa. Se não for possível, segure-a firmemente com a mão. Se o vinagre alterar a cor do ouro, então a sua peça não é autêntica.

5 – Testador eletrônico

Agora, você pode também fazer o uso de um testador de ouro eletrônico. E ele é fácil de ser encontrado: tem tanto na internet como em uma joalheria, por exemplo. É uma máquina bem simples e fácil de ser utilizada.

E você deve ter o gel para passar na sua jóia. É um gel que você pode encontrar no mesmo local onde comprou a máquina. Dessa forma, então, você passa o gel no ouro e passa a sonda na peça. A resposta do ouro à eletricidade indica a pureza do ouro.

Procure demais alternativas

Mas, então, pode ser que os testes não tenham dado certo. Aliás, pode ser até mesmo que você não tenha ficado satisfeito com os resultados. Ou seja, como eles são um indicativo, pode ser que você não se sinta seguro com as respostas encontradas, certo?

Bem, nesse caso, o melhor a ser feito é levar a peça de ouro a um profissional. Afinal, o que não falta é joalheria com profissionais qualificados para dar um diagnóstico mais preciso. Isso porque, claro, alguém que trabalha diretamente com ouro tem as ferramentas necessárias para testes mais aprofundados, não é mesmo?

Então certifique-se de que está levando a sua peça de ouro a um local de confiança. Pesquise com antecedência, saiba que vai a um local de confiança. Um local onde pode entregar a sua peça sem qualquer problema.

Por fim, um avaliador pode dar uma segunda opinião muito mais adequada. Mas lembre-se que esse serviço tem um custo. Ou seja, busque esse recurso apenas quando realmente sentir necessidade.

No mais, saiba que a sua peça é preciosa de qualquer maneira. Tenha-a sempre por perto e use-a sabendo que, no fim, é o seu carinho por ela que dá o verdadeiro valor.

Afinal, de nada adianta o ouro 18 quilates se quem o usa não lhe trata com a devida admiração.

Redator - Fábrica do Ouro

Assine nossa newsletter's

Rodapé

Artigos recentes

Assine nossa newsletter's

Rodapé (#3)

* Todos os preços e condições comerciais estão sujeitos a alteração, sem aviso prévio. | * Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados do comprador.
Fábrica do Ouro 2024. LZP Comercial Ltda - CNPJ: 20.391.069/0001-09

© 2024 – Fábrica do ouro. todos os direitos reservados.