Antes de mais nada, tornar-se afiliado a uma marca hoje, é muito fácil. Aliás, mais que isso: é sinônimo de empreendedorismo moderno com resultados concretos. E isso porque, acima de tudo, o mundo mudou.
Como resultado, as tecnologias avançaram e, dessa forma, nossos hábitos mudaram, certo? Basta olhar para nós mesmos. Ou seja, quando você quer pesquisar algo, por exemplo, onde você vai? Se quer saber alguma informação sobre um produto também. Se está interessada, então, em entender algo. Você busca na internet, não é mesmo?
É justo dizer, portanto, que o mundo dos negócios se desenrola, basicamente, em uma tela. Seja de computador, celular, tablet ou afins. Dessa forma, então, tudo se tornou mais dinâmico, mais fácil, mais prático de ser alcançado.
Em outras palavras, tornar-se um afiliado de sucesso está ao seu alcance.
E do mesmo modo que se tornou prático, tornou-se, por consequência, acessível. Afinal, ser um afiliado digital independe de atuação profissional ou escolaridade, por exemplo. Ou seja, você não precisa ter pós-graduação para ser um afiliado.
É preciso, sobretudo, espírito empreendedor. Vontade de alcançar objetivos e, como resultado, gerar ganhos reais.
Mas, afinal, o que significa, então, ser um afiliado digital?
Basicamente, afiliado é a pessoa que indica ou promove, por exemplo, produtos de outras marcas. Em outras palavras, ela é a ponte entre a empresa e o consumidor final. Dessa forma, portanto, como qualquer outra ponte, ela precisa ser firme. Precisa sustentar a chega do produto ao cliente.
Fazendo isso, então, ela recebe uma comissão. Ou seja, ao conseguir levar o produto para o cliente com a venda concluída, uma porcentagem fica com o afiliado. Lembrando que essa porcentagem é estipulada pela empresa, portanto não é um valor fixo.
E há inúmeras formas para ser um afiliado digital. O que não falta é plataforma para isso. Tudo o que você precisa, então, é encontrar o meio certo para conseguir vender os produtos.
Mas fique tranquilo, pois nós vamos te ajudar. Logo abaixo você verá 10 dicas de como ser um afiliado de sucesso.
Veja como ser um afiliado de sucesso!
- Conheça o seu público
Antes de mais nada, para quem você vai vender? Ou seja, o seu produto é destinado a qual público? Com quem, então, você vai se comunicar? Saiba quem é o seu público.
- Entenda o seu cliente
Vai vender joias, por exemplo? Digamos que você define o seu público como sendo feminino. Assim, então, entenda qual tipo de mulher. É a dona de casa ou empresária, por exemplo? Entenda o seu cliente.
- Defina o segmento
Não adianta vender perfumes, por exemplo, a um público que gosta de viagens, certo? É preciso afunilar, chegar a um segmento. Conheça seu público, entenda o cliente e segmente seu produto. Ou seja, venda perfume a quem quer ficar cheiroso.
- Escolha produto que venda
Escolha um produto que tenha potencial de venda. Ou seja, busque vender itens relevantes, atraentes e que despertem desejo. Algo, portanto, que as pessoas queiram.
- Analise comissões
Com cliente, segmentação e produto escolhido, agora avalie a comissão que receberá. Porém, não se prenda a ela. Isso porque, afinal, um produto de alta comissão pode vender muito pouco, por exemplo. É preciso saber decidir.
- Pense na aceitação
Como dito, então, comissão não necessariamente determina o melhor produto. Ou seja, pense na aceitação do que venderá. Dessa forma, algo com baixa comissão pode ter alta aceitação. Assim, portanto, ele venderá muito.
- Escolha seus canais
Afinal, por onde vai vender? Pode ser site, blogue ou loja virtual, por exemplo. Esses são os meios que são geralmente utilizados. Você pode escolher um ou dois, ou mesmo os três. Quanto mais canais, melhor.
- Divulgue ao máximo
Redes sociais estão aí para isso, certo? Lá você pode divulgar bastante, por exemplo. Porém, também pode usar e-mail marketing, publicidade paga e até mesmo fóruns. Há muitos meios de divulgação.
- Trace uma estratégia
De nada adianta o esforço até aqui se você não traçar uma estratégia. Ou seja, é preciso pensar na divulgação. Pensar e investir, aliás. Afinal, como você quer atingir o seu público?
- Invista em você
É preciso, enfim, que você dedique tempo ao aprendizado. Entenda como as ferramentas funcionam, por exemplo. Como manter as páginas atualizadas, onde obter informações, quais ferramentas novas surgiram; enfim, invista em conhecimento.
Afinal, tudo isso compensa?
Com tanto esforço e dedicação, fica a pergunta: afinal, vale a pena? Ou seja, vale a pena seguir toda essa estrutura e investir em tempo e conhecimento?
Como dito lá no começo, o mundo mudou. Dessa forma, ser um afiliado é empreender. E como qualquer outro empreendimento, há desafios. Contudo, cabe a você transformá-los em vitórias. Nesse sentido, portanto, a sua experiência vai ditar se vale a pena.
Seguindo as dicas apresentadas aqui, se esforçando e buscando realizar vendas, os resultados chegam.
Agora, há bem mais em ser afiliado do que aparenta. Há muito mais ganhos que apenas o financeiro.
Bem, primeiramente, você é o seu próprio chefe. Ou seja, você manda em você mesmo. Dessa forma, o resultado depende única e exclusivamente do seu esforço.
Ao mesmo tempo, porém, não haverá ninguém lhe cobrando. Cumprir horários, ter um bom desempenho e atingir metas é tudo estipulado por você. Assim, o que vai para o seu bolso é o que você coloca. Em outras palavras, seu ganho vem da sua dedicação.
Além disso, então, você ganhar mais autonomia e, consequentemente, liberdade. Afinal, quem determina a sua jornada de trabalho é você. Dessa forma, o horário de trabalho é 100% flexível. Você escolhe o melhor momento para colocar a mão na massa.
Quer trabalhar de noite, por exemplo? Você pode. Até mesmo só durante o dia, e com isso dormir de manhã. Fica ao seu critério.
E você trabalhar de onde quiser. Na sua casa, na cafeteria, no shopping ou na praça, que seja. Quer trabalhar durante a viagem? Sem problemas. Mais uma vez, você é o seu chefe. Você tem total liberdade.
Mas não se esqueça: os resultados são consequências do seu esforço.
Então, já está na hora de você ser um afiliado. Seja o seu próprio chefe, cuide da sua vida financeira, dedique o seu tempo ao que te interessa. Seja o responsável direto das suas vitórias.
Afinal, ser um afiliado é, antes de mais nada, acreditar em você mesmo.