Diamantes como identificar?

Diamantes são o objeto de desejo de muita gente. Quem não quer, por exemplo, ter um ou vários em volta do pescoço? Ou mesmo no pulso, agarrado em um brinco ou acolhido no dedo. Ser arrebatada pelo brilho de um diamante no pedido de casamento é o sonho de muitas mulheres, não?

 

É a joia preciosa mais icônica quando o assunto é elegância, beleza e glamour. Dessa forma, então, diamantes são mesmo eternos.

 

Porém, como saber se um diamante é verdadeiro? Se você vai utilizar uma joia, ela tem que ser autêntica. Afinal, você não quer ostentar uma pedra falsa, certo? Então como ter certeza de que a sua pedra é de verdade?

 

Bem, há várias técnicas e métodos para se identificar os diamantes verdadeiros. Você pode utilizar jornais, colocar sob luzes, usar isqueiro e até mesmo o seu hálito. Aliás, você também pode levar a profissionais. No entanto, sejamos sinceros: você mesmo quer ter a certeza, não?

 

Afinal, uma pedra falsa, por mais perfeita que seja, continua sendo falsa. Em outras palavras, revelar a sua natureza é uma questão de saber como fazer isso. Até porque os diamantes genuínos passam irretocáveis por qualquer teste.

 

Então, dessa forma, tenha a certeza, portanto, que a sua joia, caso falsa, pode sofrer danos. É natural: afinal, é de mentirinha. Como resultado, testes tendem a agredir sua integridade física de forma a obter resultados.

 

Ainda assim, no entanto, há maneiras mais sutis, como você vai observar. Maneiras, aliás, que podem ser executadas antes mesmo da compra, de um jeito simples e rápido.

 

Mas, antes de mais nada, vale ressaltar o valor de uma boa compra. Ou seja, na hora de adquirir um diamante, certifique-se de que esteja comprando em um lugar honesto, de confiança. Sinta-se seguro na hora de comprar. Isso é o mais importante. Afinal, adquirindo diamantes em uma loja de boa reputação, é muito improvável que a pedra seja falsa, concorda?

 

Independentemente disso, saiba, então, como identificar se seus diamantes são verdadeiros ou falsos.

 

Dicas e métodos para desmascarar diamantes falsos!

 

  1. Use o seu bafo

 

Então, é bem simples mesmo: use o seu bafo. Sabe, por exemplo, quando você joga o ar da sua boca no vidro pra escrever algo? Pois bem, faça o mesmo com o diamante. Ou seja, posicione a pedra na frente da sua boca e jogue o ar pela boca.

 

Dessa forma, então, caso a joia permaneça embaçada por mais de dois segundos, muito provável que seja falsa. Isso porque diamantes verdadeiros dispersam o calor imediatamente. Em outras palavras, se a joia for de verdade, você vai jogar o ar e ele sai rapidamente.

 

  1. Observe o metal

 

Sabe o metal que acompanha a joia? Então, você acha que diamantes reais são colocados em metais de baixa qualidade? Muito difícil, né? Dessa forma, portanto, observe o metal. A inscrição nele é um ótimo indício sobre a natureza da pedra.

 

Em outras palavras, o quilate está marcado ali. Sendo assim, caso esteja 10K, 14K ou 18K, por exemplo, então é um ótimo sinal. Porém, se estiver C.Z., aí é um problema. Isso porque essas iniciais representam zircônia cúbica, material utilizado em imitações.

 

  1. Lupa de joalheiro

 

Um joalheiro com a lupa observando o diamante bem de perto. Todo mundo já viu essa cena em algum filme, não? Pois bem, a lupa de joalheiro é uma ótima ferramenta. Afinal, com ela você consegue identificar imperfeições na pedra e, dessa forma, distinguir a verdadeira da falsa.

 

E a verdadeira é perfeita e a falsa, imperfeita, certo? Errado. Pois é, uma pedra fabricada, ou seja, feita em laboratório, não tem qualquer imperfeição. Assim, portanto, diamantes verdadeiros possuem imperfeições, que são originárias da sua natureza. Então, manchas e alterações sutis são ótimos sinais.

 

  1. Luz através da pedra

 

Veja de que maneira a luz reflete na pedra. Afinal, uma pedra verdadeira, ou seja, um diamante autêntico, possui maior poder de reflexo. Dessa forma, portanto, uma luz sobre uma pedra verdadeira vai brilhar com mais força.

 

Em outras palavras, uma pedra falsa brilha menos quando sob a luz. Então, a pedra de vidro ou quartzo, por exemplo, possui um baixo poder de refração. E isso independentemente do quão parecido são com os diamantes.

 

  1. Coloque um jornal

 

Se a sua pedra estiver solta, coloque sobre um jornal. Ou seja, se a sua pedra não estiver presa a um metal (anel ou brinco, por exemplo), coloque ela em cima de um jornal. Aliás, pode ser também revista ou alguma folha que tenha palavras legíveis.

 

Dessa forma, então, se você conseguir ler através da pedra, muito provável que ela seja falsa. Afinal, uma pedra verdadeira, devido a suas imperfeições, dificulta a leitura. Lembra que diamantes verdadeiros possuem manchas e leves defeitos naturais da sua origem? É por isso.

 

Então você pode, também, desenhar um círculo e colocar a pedra em cima. Se conseguir visualizar o círculo perfeitamente, mais uma vez: provável que seja uma imitação;

 

  1. Um tom de cinza

 

Olhe com cuidado o reflexo da luz em uma pedra. Se for autêntica, o reflexo tem um tom de cinza. Ou seja, caso o diamante for real, a luz projetada apresenta um cor acinzentada. Portanto, se o reflexo for colorido, então é capaz que a pedra seja falsificada.

 

  1. Copo d’água

 

Há dois testes a serem feitos com um copo d’água: flutuar e esquentar. Ou seja, quanto ao primeiro, coloque a pedra no copo. Lembrando que a pedra precisa estar solta. Ou seja, não acoplada em um anel ou brinco, por exemplo. Então, se a pedra boiar, permanecer na superfície, então é falsa. Diamantes autênticos, por causa da alta densidade, afundam.

 

Agora, quanto ao segundo teste, antes de mais nada, precisaremos de um isqueiro. Então esquente a pedra por 30 segundos e rapidamente a coloque em no copo com água. Dessa forma, se a pedra trincar, ela é falsa. Já com o diamante autêntico não acontece nada.

 

  1. Teste profissionais

 

Por fim, leve a um profissional. Dessa forma, ele pode fazer testes que indicam a autenticidade da pedra. Alguns deles são os seguintes:

 

Sonda termoelétrica: com essa sonda, diamantes autênticos dispersam calor e não esquentam.

 

Exame microscópico: nele, o diamante é examinado por completo.

 

Pesagem de alta precisão: balança capaz de medir o nível de quilates.

 

Luz ultravioleta: quando sob essa luz, diamantes reais refletem raios azul-fosforescentes.

 

Raio-x: pedras autênticas ficam invisíveis no raio-x.

 

Mais algumas dicas

 

É preciso tomar cuidado com algumas pedras específicas. Como os diamantes sintéticos, por exemplo. Afinal, eles são feitos em laboratório e, por isso, passam por todos esses testes. Dessa forma, então, só mesmo um profissional para verificá-lo.

 

Aliás, a moissanite é uma pedra muito barata que pode ser confundida com um diamante. São poucas as diferenças entre ambos, inclusive. Porém, a moissanite emite um brilho mais intenso e colorido na luz. Aqui, também, um profissional é o mais adequado para um diagnóstico certeiro.

 

E também temos o topázio branco. Ele se passa tranquilamente por diamante. Porém, o topázio branco não é resistente como um diamante. Dessa forma, então, observe se ele está raspado, arranhado ou algo do tipo. No entanto, mais uma vez, um joalheiro é a opção mais aconselhável para um veredito confiável.

 

Por fim, lembre-se do seguinte: na hora de comprar, peça um certificado. Aí não tem problema. Se você estiver em uma loja honesta, então os diamantes à venda terão certificado de autenticidade.

 

Além disso, vale também outro aviso: não risque o seu diamante na intenção de testá-lo. Apesar de ser uma das pedras mais resistentes do planeta, ele pode riscar.

 

No mais, realize os testes que julgar possíveis de serem realizados. Afinal, até você ter a certeza da autenticidade, a pedra está intacta. E você quer que ela permaneça assim, não?

 

Em outras palavras, antes de duvidar da origem da joia, certifique-se da autenticidade honesta de onde realizará a compra.

 

Lide com autênticos profissionais de confiança. É sempre o melhor caminho.

Redator - Fábrica do Ouro

Assine nossa newsletter's

Rodapé

Artigos recentes

Assine nossa newsletter's

Rodapé (#3)

* Todos os preços e condições comerciais estão sujeitos a alteração, sem aviso prévio. | * Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados do comprador.
Fábrica do Ouro 2024. LZP Comercial Ltda - CNPJ: 20.391.069/0001-09

© 2024 – Fábrica do ouro. todos os direitos reservados.