Se você tem uma joia de ouro, e deseja saber se é normal o ouro escurecer, devemos lembrar que, algumas substâncias químicas podem sim, escurecer o ouro, a luz solar, o suor e o atrito com a pele são as principais causas que escurecem este metal, para aprender mais sobre conservação do ouro, acompanhe até a conclusão.
Como é fabricado o ouro?
O ouro nasce com a fusão de duas estrelas de nêutrons, que também podemos chamar de fusão nuclear, no Planeta Terra, a formação de ouro e jazidas acontece há bilhões de anos, assim como acontece com o diamante, para a formação de joias e alianças é possível misturar o ouro com outros metais, por exemplo, níquel, prata e paládio.
Veja uma equivalência em milésimos e quilates, que são utilizadas por ourives em todo o mundo para a fabricação de joias:
- 333 milésimos equivalem a 8K;
- 375 milésimos equivalem a 9K;
- 585 milésimos equivalem a 14K (muito utilizado nos EUA);
- 750 milésimos equivalem a 18K (utilizado no Brasil);
- 800 milésimos equivalem a 19,2K (liga utilizada em Portugal);
- 1000 milésimos equivalem a 24K (ouro puro, denominado “ouro mil” ou “ouro fino”).
Abaixo, mostraremos como funciona o processo de beneficiamento do ouro, até chegar na peça pura:
1º Prospecção e mineração
Atualmente, o processo de busca pelo ouro é muito complexo e sistemático, são os geólogos que conseguem detectar o metal em boa parte das rochas e dos solos, o grão de ouro que é encontrado na natureza é extremamente pequeno.
Existem casos em que o ouro já se encontra misturado a outro metal, naturalmente, quando há indícios de ouro o solo é perfurado para que seja possível encontrar amostras.
2º Preparação
Trata-se da primeira etapa do beneficiamento, que envolve a concentração prévia e extração hidrometalúrgica, para a finalização desse estágio é utilizado britagem, peneiramento, a moagem e a classificação.
3º Concentração do ouro
A mineralogia do Brasil utiliza a concentração por flotação e gravítico, neste processo, também estão incluídos os fatores: tipo de liberação, tamanho das partículas.
É normal o ouro escurecer?
A oxidação é um processo comum em vários metais, este processo pode ocorrer principalmente com a aliança de casamento, no entanto, tendo alguns cuidados é possível deixá-los como novos e brilhantes, os fatores principais que contribuem para o escurecimento do ouro são:
- Ar;
- Suor do corpo;
- Sujeira do ambiente.
Para evitar a perda de brilho é necessário manter uma higienização regular de sua aliança, por exemplo, com o auxílio de um detergente neutro e sabão neutro é possível limpar sem maiores dores de cabeça, para facilitar ainda mais a limpeza, você pode usar uma escova macia, flanela e até mesmo, chumaços de algodão.
Em joalherias e lojas de bijuterias, podemos encontrar as chamadas flanelas mágicas, que também ajudam na limpeza de alianças e outras joias em ouro, evite utilizar produtos como acetona, água sanitária, bicarbonato de sódio e pasta de dente.
O ouro 18k é um metal que costuma ter resistência, apresentando uma durabilidade maior do que o cobre e a prata, o ouro quando não conservado adequadamente pode ter manchas em sua superfície ou arranhões, em diversas joias há como reverter a oxidação, faça um bom polimento regularmente para mantê-la sempre limpa e com aspecto natural.
Dicas para limpar o ouro
Alguns cuidados podem ajudar a manter a durabilidade e o cuidado com o ouro, abaixo, separamos alguns cuidados essenciais para você que deseja ter belíssimas peças para formar seu look, confira:
Limpeza de ouro rose
Para higienizar o ouro rosê é muito simples, basta ter um pequeno recipiente, água morna, detergente neutro, escova de dentes com cerdas macias, flanela ou um tecido bem macio. Acrescente o detergente neutro com a água morna, coloque a joia e aguarde por 10 minutos, utilize a escova para remover a peça e deixe-a bem seca.
Higienização de brinco
Os brincos de ouro são peças muito delicadas, podem escurecer devido a suor do corpo, sujeira do cabelo, atrito com a pele, etc, é normal o ouro escurecer, por isso, para limpá-lo utilize o detergente de coco, esfregue seus brincos com a ajuda de um pano macio, enxágue com água corrente para remover resíduos.
Limpando ouro branco
Se você quer limpar uma peça de ouro branco, apenas é necessário ter uma mistura de água morna com detergente, deixe a peça de molho por cerca de 15 minutos, retire a peça com ajuda de uma escova de dente.
Limpeza de joias com pedras
Joias com pedras são muito delicadas, sendo necessária uma limpeza regular para manter o brilho, este tipo de peça não pode ficar de molho, ao contrário das demais citadas acima, apenas esfregue com detergente neutro, com auxílio de um pano úmido, remova o excesso.
Como conservar o brilho?
Alguns produtos como gordura, cera, tinta, podem afetar o tempo de vida útil de sua peça, por isso, mantenha bem longe, caso entre em contato com esses materiais, para remover a peça utilize luvas, se possível deixe-as guardadas.
Utilize um porta-joias adequado para armazenar as peças, além disso, convém colocar uma flanela em cada divisória, para evitar que as peças sejam riscadas, para ajudar a garantir que o brilho fique firme, faça polimentos regulares, logo, é importante não forçar as peças.
No caso dos colares, por exemplo, é necessário verificar as garras, para impedir que haja perdas com o passar do tempo, antes de higienizar não deixe de analisar se a peça é folheada ou é de ouro maciço, devemos lembrar que as peças de ouro maciço costumam ter maior sensibilidade.
Se existem dúvidas sobre o processo de limpeza das peças, também leia o termo de garantia, caso seja necessário peça ajuda ao fabricante das peças, para saber qual material é mais indicado para a higienização e manutenção do brilho.
Quais as causas do escurecimento do ouro e prata?
Há várias causas para que uma peça possa escurecer, apresentaremos a seguir, quais são algumas dessas causas para você poder observar e ter atenção:
1º Produtos químicos
Os produtos químicos causam danos irreversíveis para qualquer metal, principalmente para o ouro, quando for higienizar a sua casa, procure não utilizar nem ouro e nem prata, as substâncias que compõem esses produtos afetam significativamente o brilho de suas peças.
Outros produtos como o cloro, por exemplo, são extremamente prejudiciais ao ouro e demais ligas de metais, que formam as joias que conhecemos atualmente.
2º Oxigênio
O oxigênio e o hidrogênio também diminuem o brilho da peça, se a joia possui um baixo quilate, o contato com a água pode deixá-la mais escura, é importante ressaltar que, por mais que uma peça seja de boa qualidade, esta pode sofrer as reações da superfície.
3º Água salgada
A água salgada é inimiga número 1 das joias folheadas e ouro 18k, podendo diminuir seu tempo de vida útil, o ouro branco por conta do ródio pode ter sua cor alterada ao entrar em contato com a água do mar, a água também pode deixar a peça escorregadia.
4º Suor
O ácido úrico que consta no suor é um agente oxidante e que pode escurecer o ouro, a joia de baixo quilate pode ser prejudicada quando entra em contato com um agente oxidante.
As mãos costumam reter os líquidos do suor e ao pegar em sua joia, estes penetram nas partes lapidadas e nos detalhes da peça, acumulando-se por longos períodos que podem provocar uma oxidação bem mais rápida.
Para evitar este tipo de problema, procure sempre manusear o ouro com as mãos devidamente limpas e secas.
Qual o prazo de validade do ouro?
Por ser considerado um metal nobre, o ouro não possui prazo de validade, é possível que o ouro resista à corrosão, é um dos metais mais resistentes, que apresentam uma ótima qualidade, logo é fundamental seguir os cuidados mencionados acima, para que o metal não fique com aparência de velho e desgastado.
As joias em ouro são itens únicos, preciosos e jamais envelhecem ou ficam fora de moda, ou de mercado.
Muitos fatores como o tempo, os cuidados e acima de tudo a qualidade do ouro podem influenciar na sua conservação e na sua aparência.
De certo modo é até normal o ouro escurecer, mas se você souber cuidar muito bem de suas peças, as mesmas poderão ajudá-lo a superar as suas dificuldades financeiras, mantenha sempre uma regularidade na higienização, para que o brilho possa ser bonito constantemente.
Lembre-se, se for entrar em piscina, lidar com produtos químicos de limpeza, não deixe suas joias perto, retire e coloque no local ideal para armazená-las. Aqui na Fábrica de Ouro, temos lançamentos e joias 18k de qualidade, para todas as ocasiões.
Conclusão
Agora você sabe que é normal o ouro escurecer e por isso fique atento com determinadas substâncias, por exemplo, o próprio perfume pode oxidar o ouro, desta forma, o certo é passar perfume antes de colocar a peça e esperar secar.
Para evitar ouro de baixa qualidade que escurece muito rápido, nós trabalhamos apenas com ouro de qualidade devidamente testados e aprovados, confira agora a nossa nova coleção e encontre a joia perfeita!