Escapulário de ouro

Quem é que nunca ouviu falar em escapulário de ouro, não? Aposto que a sua avó ou a sua tia, por exemplo, já te presentearam com um. Quando se é criança, aliás, é comum os adultos buscarem a proteção dos menores. É um ato de amor simbolizado por um colar e duas imagens, basicamente.

 

Porém, o escapulário é, na verdade, um símbolo do cristianismo. Ou seja, pertence à igreja cristã. No entanto, como bem sabemos, não é só usado pelos cristãos. Afinal, um escapulário representa fé, espiritualidade, proteção e amor. Em outras palavras, qualquer um que acredite e use de boa fé pode ter um. Ainda mais, quando falamos de um mundo cada mais diversificado.

 

Então, como dito, o escapulário consiste em duas imagens interligadas por um colar. Uma imagem é a do Sagrado Coração de Jesus Cristo e a outra é da Nossa Senhora. Em suma, elas trazem o significado de proteção, tanto física quanto espiritualmente.

 

Na tradição cristã, porém, o escapulário é feito de pano sendo colocado sobre os ombros. Assim, portanto, é formada uma proteção espiritual. Afinal, escapulário vem do latim scapula, que significa armadura, ou mesmo proteção.

 

Porém, a palavra também indica o local de uso do escapulário. Dessa forma, então, scapula também remete à escápula. E o que é escápula? É justamente o osso perto dos ombros e, portanto, acima do tórax.

 

Em outras palavras, o escapulário, por isso, forma assim a armadura espiritual. Ele é, segundo o cristianismo, um ato de devoção à Virgem Maria. Ou seja, um símbolo de devoção à mãe de Jesus Cristo.

 

E como muito bem sabemos, o escapulário, hoje, vem em outra forma que não a de tecido. O que se usa, na verdade, é uma corrente com às duas imagens, uma no peito e outra nas costas. E esse colar, assim, pode ser de ouro, prata ou bronze. Daí, então, o escapulário de ouro.

 

Mas, ainda assim, vale ressaltar que o seu uso não se restringe aos cristãos. Afinal, presenciamos tempos de maior pluralidade. Dessa forma, então, o seu uso pode ser feito por quem tem amor e fé e deseja proteção espiritual, independentemente da religião que segue. Ou mesmo, inclusive, se tem uma religião.

 

E dessa forma, portanto, é mais que aconselhável fazer o uso de um escapulário de ouro 18k para simbolizar a sua fé. Ressaltando, inclusive, que ouro é das joias mais desejadas e preciosas entre todos nós. Assim, então, juntar a beleza do ouro com a proteção espiritual é, acima de tudo, um gesto de amor.

 

A origem do escapulário

 

O escapulário é, antes de tudo, um símbolo muito comum entre as pessoas. Quem nunca, viu alguém usar um deles, não é mesmo? Aposto que você já deve ter usado ou até mesmo usa um. Aliás, se não for escapulário de ouro, é melhor repensar isso. Porém, o mais importante: de onde ele veio? Afinal, de onde realmente surgiu o escapulário?

 

Caso não saiba, o escapulário vem de uma longa tradição. Afinal, remonta aos anos 1.200. Foi naquele ano, então, quando alguns homens se juntaram em Monte Carmelo. Ali era um local sagrado devido às ações de um profeta chamado Elias.

 

Esses homens, portanto, ficaram famosos como os carmelitas. E isso devido à região. Além disso, o principal objetivo deles era trilhar os mesmos passos que Jesus Cristo e Maria. Dessa forma, então, eles conseguiriam, segundo suas crenças, maior intimidade com Deus.

 

E foi para isso, que eles montaram uma capela. Isso em homenagem à Nossa Senhora.

 

Passados alguns anos, então, os carmelitas foram obrigados a saírem dali. Por isso migraram para a Europa. E lá encontraram inúmeros empecilhos, da cultura a problemas econômicos. Além disso, precisaram lidar com problemas da Igreja. E isso se devia por eles não terem uma boa convivência com o Papa Honório III.

 

Dessa forma, então, foi quando Simão Stock, um monge inglês, pediu que Nossa Senhora protegesse os carmelitas. Afinal, ele foi um monge que se entregou à vida sagrada aos 12 anos de idade e, a partir daí, serviu à Virgem Santíssima. Por isso seu pedido tinha muito valor.

 

E segundo conta a lenda de antigos testemunhos, a Santa veio visitá-lo. Isso teria acontecido, então, no dia 16 de julho de 1251. E é nesse dia, inclusive, que é feita a festa de Nossa Senhora do Carmo. Pois bem! A Santa teria lhe dado um escapulário.

 

Entretanto, esse escapulário, tinha que ser replicado e, dessa forma, entregue a todos os carmelitas. E eles diriam: “O escapulário será para ti um privilégio, e quem morrer piedosamente revestido com ele será preservado do fim eterno”.

 

Sete meses após o ocorrido, Papa Honório III teria conhecido a ordem. Ou seja, o pedido de proteção feito pelo monge foi atendido. E assim, então, o presente de Nossa Senhora virou um símbolo. Ou seja, um símbolo da defesa dos perigos, aliança da paz e, também, da salvação. E a partir desse evento foi incluído como parte dos hábitos dos carmelitas.

 

E o mais interessante, então, é que não muito tempo depois um outro modelo de escapulário passou a ser utilizado. Um bem mais parecido com o que se usa hoje, aliás. E esse modelo que foi popularizado entre os cristãos.

 

Em outras palavras, já naquela época o escapulário tomou outra forma e se tornou popular. Reverberando assim, então, até os dias atuais.

 

Bençãos do escapulário

 

Segundo a crença cristão, então, quem faz uso do escapulário é abençoado em diversas maneiras. Ou seja, ele garante a preservação da fé e devoção à Nossa Senhora, por exemplo.

 

Além disso, caso a pessoa faleça usando um escapulário, ela não padecerá no fogo do inferno. E isso se daria, então, porque a sua alma será resgatada. Outra benção aqui é a garantia de sair do purgatório o mais rápido possível.

 

E sabia que beijar um escapulário também traz benção? Pois é, a cada beijo a pessoa ganha 500 dias de absolvição de pena. E isso fora ganhar paciência para perdoar as pessoas.

 

Mas há muito o que pode ser dito sobre os benefícios espirituais de um escapulário de ouro. Seja qual for a sua fé, cristão ou não, carregar no corpo um símbolo de amor tão profundo é a certeza de uma espiritualidade enobrecida.

 

Afinal, um escapulário de ouro carrega em si tudo o que há de mais belo em matéria de excelência.

Redator - Fábrica do Ouro

Assine nossa newsletter's

Rodapé

Artigos recentes

Assine nossa newsletter's

Rodapé (#3)

* Todos os preços e condições comerciais estão sujeitos a alteração, sem aviso prévio. | * Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados do comprador.
Fábrica do Ouro 2024. LZP Comercial Ltda - CNPJ: 20.391.069/0001-09

© 2024 – Fábrica do ouro. todos os direitos reservados.