Vamos falar das medidas de corrente(tamanho da corrente) no pescoço. Em primeiro lugar, quem não gosta de usar uma bela corrente ao redor do pescoço, não é mesmo? Elas são estilosas e carregadas em elegância e charme. Compõem o visual de maneira moderna, mas também, claro, podem ser mais tradicionais.
Agora, em segundo lugar, como saber o tamanho adequado para a sua corrente? Afinal, não dá para pendurar qualquer pedaço de metal no pescoço, certo? A corrente pode ficar muito justa ou larga demais, o que não fica muito legal.
Em outras palavras, saber o tamanho certo da sua corrente define muito bem o resto do visual. Isso porque, afinal, a corrente é só uma peça em um todo muito maior. Porém, vale lembrar, ela é uma peça central. Ou seja, ela está presente de uma forma que chama atenção.
Dessa forma, então, é preciso saber usar uma corrente da maneira mais adequada. E isso significa saber usar da forma mais elegante, visualmente linda e esteticamente confortável. Claro, afinal, você precisa se sentir à vontade com a corrente. E com o tamanho certo, então, ela fica confortável ao redor do seu pescoço.
Antes de mais nada, no entanto, é importante ressaltar o quanto uma corrente é determinante para o seu visual. Como dito, ela é uma peça central. Ela chega junto com você, seja em ambiente profissional ou de lazer. Ou seja, ao redor do pescoço, a corrente é como um cartão de visita. Ela diz muito sobre quem a usa, concorda?
Por isso, então, antes de tudo, saiba em qual contexto vai usar a corrente. Se for a uma reunião da empresa, por exemplo, fazer o uso de uma corrente chamativa não é o indicado. Ao contrário de uma festa, portanto. Ou seja, saber se adequar ao ambiente te deixa mais elegante.
Basicamente, é preciso dar atenção ao que é certo. Ou seja, quem está ao redor tem que apreciar o que a peça tem a oferecer, não o contrário. Esse é o propósito de uma bela corrente: não roubar a atenção. Ela te complementa. Afinal, uma bela corrente exalta a sua forma e proporciona leveza para manter elevada a sua autoestima.
Por isso vale também mais uma dica: você determina o que é bom para você. Em outras palavras, há dicas e parâmetros a serem seguidos, mas você dá a palavra final. Se está se sentindo confortável e gosta do que vê no espelho, então a escolha está feita.
Afinal, etiquetas e formas de escolher uma bela corrente nada mais são que uma forma de te ajudar. Quem determina, no final, é o seu bom senso.
Então, se mesmo sabendo a medida certa da corrente, quiser usar outra, fique à vontade. Ainda assim, porém, é importante saber a medida certa. Afinal, é preciso um ponto de partida para elaborar o visual.
Medindo o pescoço para a corrente
Agora, é importante frisar que o seu pescoço é quem determina o tamanho da corrente a ser usada. Parece óbvio, mas não é. Isso significa que, apesar de existirem medidas padrões, é a medida do seu pescoço que conta. Ou seja, sempre use como referência para a corrente a circunferência do seu pescoço.
Dito isso, então, a medida do pescoço pode começar por uma corrente que você já tenha. Dessa forma, use uma régua para medir o tamanho da corrente. E há quem meça com o fecho, há quem meça sem. De qualquer jeito, o tamanho do fecho costuma ser de 1,5 centímetros.
Por outro lado, caso já não tenha uma corrente para usar como base, então há outras formas. Uma delas, por exemplo, é usar uma fita métrica. Ou seja, enrole a fita sobre o pescoço, mas não muito apertado. Só coloque-a rente ao pescoço.
A partir dessa medida, então, você pode acrescentar medidas de acordo com o que deseja. Ou seja, se quiser uma corrente mais curta, portanto, adicione 5 centímetros. Agora, caso queira usar uma corrente mais longa, então adicione 10 centímetros. Com essas referências dá para visualizar muito bem que tipo de corrente você vai escolher.
Mas se você realmente quiser visualizar, então dá para ir um pouco mais além. Ou seja, corte um fio de barbante do tamanho que deseja e coloque ao redor do pescoço. Dessa forma, então, você consegue ter uma excelente ideia do tipo de corrente que quer usar.
Agora, também existe uma outra forma de medir, que também serve para te ajudar na escolha da corrente. Em suma, a medida é feita assim:
1 – Pegue um barbante;
2 – Leve-o até o topo do seu rosto, bem ao centro e estique-o até o queixo;
3 – Marque o tamanho com o dedo;
4 – Agora leve a parte de cima do barbante, que estava no topo do seu rosto, ao queixo;
5 – A distância entre o queixo e o final do barbante é a medida adequada a você.
E para você ter uma perspectiva de qual tipo de corrente ser escolhida, separamos algumas medidas para usar como parâmetro:
– 35 CM a 40 CM
Essas são conhecidas como gargantilhas. Ou seja, são correntes mais apertadas, rentes ao pescoço. Também dá para usar de várias formas, como com pingente, por exemplo. São ótimas para visuais recreativos, de lazer.
– 45 CM a 50 CM
São correntes mais curtas, mas não tanto quanto gargantilhas. Essa corrente geralmente vai até a clavícula. Porém, ela pode ir um pouco além dessas medidas de corrente.
– 55 CM a 60 CM
Agora nós estamos falando de correntes mais longas. Ou seja, daquelas que chegam até quase o busto. Dessa forma, então, são correntes que destacam o colo e, por isso caem muito bem com vários tipos de decotes.
– 65 CM a 80 CM
Correntes ainda mais longas, do tipo usadas bem próximas ao busto. Aliás, a corrente de 70 centímetros é a média para a altura do busto feminino.
– Mais de 80 CM
Bem, agora nós estamos falando daquelas bastante longas. Ou seja, são correntes que vão além da linha do busto. Outra maneira de usá-las é dando duas voltas.
Você é quem escolhe as medidas de corrente
Então, mesmo com a medidas de corrente certa de corrente e uma série de parâmetros, o que vale é o seu bom senso. Lembra do que foi falando lá no início? Se você se sente confortável, se você gostou do que viu no espelho, então você sabe o que fazer.
O mais importante disso tudo é que você se sinta confortável com as medidas de corrente. Ou seja, independentemente de dicas, medidas e afins, a medida final é o seu bom senso.