Teor do ouro: a pureza da sua joia!

Em primeiro lugar, você sabia que o ouro, a pedra bruta mesmo, não é encontrado puro na natureza? Até que essa pedra chegue a você é preciso, então, uma série de processos. Ou seja, o anel, o colar, a sua peça de ouro tão linda passou por muito, mas muito trabalho mesmo. Afinal, o ouro na natureza não é puro. E quando ele está com você, existe o teor do ouro.

 

Ou seja, esse símbolo de suntuosidade tão desejado possui um teor de pureza. Em outras palavras, é o quanto de ouro há no ouro. Isso porque, claro, uma peça de ouro está misturada com outros metais. Dessa forma, então, é preciso saber o teor do ouro existe na joia.

 

Trocando em miúdo, o ouro está aqui para atestar a possibilidade de elegância e grandiosidade encontrada na natureza. Dessa forma, assim, encontrar o teor de ouro na sua peça é um caminho natural.

 

Em suma, o quão puro é o seu ouro?

 

Acima de tudo, quantos quilates tem a sua peça. E assim, portanto, vale a pergunta: como definir o quilate do ouro? Afinal, quilates nada mais são que uma forma de medida para indicar a pureza do ouro.

 

Dessa forma, então, saiba que o ouro 18 quilates, por exemplo, é composto por 75% de ouro e 25% de outros metais. Por isso que ele é também conhecido como ouro 750, diga-se de passagem.

 

Mas para você entender tudo de acordo, separamos as devidas classificações logo abaixo:

 

  • 24 quilates — ouro puro ou 999,99;
  • 22 quilates — 91,6% ouro ou 916;
  • 20 quilates — 83,3% ouro ou 833;
  • 18 quilates — 75% ouro ou 750;
  • 16 quilates — 66,6% ouro ou 666;
  • 14 quilates — 58,3% ouro ou 583;
  • 12 quilates — 50% ouro ou 500.

 

E vale ressaltar, portanto, que o ouro 18 quilates é o mais famoso entre todos os ouros. É ele que está presente na grande maioria das peças, de colares e anéis, de tiaras a brincos e afins. Em outras palavras, quando falamos de elegância e joalheria de alto valor, falamos de peças compostas por ouro 18 quilates.

 

Por isso, então, quando se fala em teor do ouro, se fala, também, em um valor específico. Ou seja, um valor comum encontrado nas joalherias. Sendo esse valor, portanto, o teor de ouro 750, ou 18 quilates.

 

Conhecendo o teor do ouro

Antes de mais nada, aqui vai uma dica preciosa logo de cara: deixe a sua peça de ouro sempre bem limpa. Na realização dos procedimentos a seguir, o ouro que vai testar tem que estar sempre limpo. Ou seja, isso evita resultados imprecisos e, por consequência, confusões e conclusões equivocadas.

 

Então tenha sempre o seu ouro tinindo de tão limpo, certo?

 

1 – Pegue uma lupa

 

É isso mesmo: pegue uma lupa. Aquela ferramenta que usamos para ver coisas pequenas ou difíceis de serem lidas. Então, assim, procure pelo número de quilate na sua peça. Geralmente, em anéis, o número indicativo vem na parte interna. Em colares, então, o número é geralmente encontrado perto do fecho.

 

Aliás, diga-se de passagem, se o número do quilate estiver ilegível, isso indica várias coisas. Primeiramente, que a peça pode ser banhada a ouro. Dessa forma, então, é claro que o teor do ouro não serão 100%. Depois, que a peça talvez não seja autêntica. Nessa caso, o mais indicado é buscar um avaliador profissional.

 

2 – Conheça o Teste Skey

 

Agora, já ouviu falar no Teste Skey? É um teste confiável que você pode comprar em lojas especializadas, por exemplo. Ele é muito preciso para indicar o teor de ouro na sua peça. Aliás, o Tste Skey consiste em uma caneta que aplica o método de teste Skey. É bem simples e você realizá-lo até, mais ou menos, mil vezes.

 

Funciona da seguinte forma:

 

– Esfregue a caneta sobre a peça por, mais ou menos, quatro vezes no total;

– Logo em seguida, pegue um pedaço qualquer de papel branco e desenhe uma linha;

– Então, se a peça estiver abaixo de 10 quilates, a linha aparecerá castanha, porém logo ficará verde. Já para os demais quilates, ficará assim:

 

– 10 quilates: marrom claro.

– 14 quilates: marrom escuro.

– 18 quilates: laranja.

– 22 quilates: amarelo.

– 24 quilates: vermelho.

 

Só que se a caneta, então, não apresentar nenhuma linha, aí pode não ser uma notícia muito boa. Afinal, isso significa que não se trata de ouro.

 

3 – Faça uma mancha

 

Agora, vamos pensar no seguinte: a sua peça é de ouro, certo? Aliás, ela é uma pedra, uma joia, um metal. Ou seja, por ser algo físico, logo ela naturalmente reage a elementos químicos ao seu redor. Por isso, então, a sua joia pode muito bem apresentar manchas.

 

Sabe aquela lupa que você usou no primeiro teste? Pegue ela de volta. Agora olhe atentamente sobre a superfície da joia. Veja se enxerga manchas brancas ou vermelhas. E olhe com cuidado, pois elas podem ser bem pequeninas.

 

A presença dessas manchas indica, portanto, que o teor do ouro presente na sua joia é baixo. Talvez até mesmo inexistente. Por isso, novamente, olhe com cuidado.

 

4 – Coloração diferente

 

Outro método bem simples e eficaz, então, é você provocar a alteração de cor na sua joia. Ou seja, colocá-lo em contato com um elemento químico cuja alteração da cor indica o teor do ouro. Nesse caso, portanto, o elemento químico é um item muito conhecido da sua cozinha: o vinagre.

 

Só lembre de usar muito pouco. Se tiver como, então, faça uso de um conta gotas ou algo do tipo. Em hipótese alguma mergulhe a sua pedra no vinagre, ok?

 

E segure a peça com firmeza. Então, ao pingar o vinagre, observe se o líquido muda de cor. Caso haja alteração, o teor do ouro é bem baixo, logo a sua peça deve ser composta por outros metais também.

 

O real valor do seu ouro

 

Mas, então, pode ser que você não tenha ficado satisfeito com os resultados. Ou até mesmo pode ser que você não se sinta seguro com as respostas encontradas, certo?

 

Se for assim, o melhor a ser feito é levar a peça de ouro a um profissional. Afinal, o que não falta é joalheria com profissionais qualificados. Afinal, alguém que trabalha diretamente com ouro tem as ferramentas precisas para testes mais aprofundados.

 

Então só certifique-se de que está levando a sua peça de ouro a um local de confiança. Pesquise com antecedência, saiba que vai a um local honesto. Um local onde pode entregar a sua peça sem ter qualquer dor de cabeça.

 

Por fim, aproveite muito bem a sua joia. Independentemente do teor do ouro encontrado, uma linda peça é sinônimo de beleza, elegância e grandeza. E, no final, é isso o que realmente vale.

admin

Writer & Blogger

Related Posts:

Edit Template

© 2024 – Fabrica do Ouro