Para que a beleza de uma pedra preciosa possa realmente ser notada, a melhor coisa a se fazer é uma lapidação adequada. Sabia que existem vários tipos de lapidações?
As pessoas não sabem, mais é preciso saber que todo aquele brilho e beleza que se pode notar em uma joia, tudo é fruto da lapidação. Aliás, o seu valor também é outro ponto bastante importante, já que o valor vai depender diretamente da qualidade da lapidação feita.
E o que Seria uma Lapidação?
A grande maioria das pedras preciosas, são encontradas em seu estado mais bruto, ou seja, muitas delas nem são tão valiosas e belas como costumamos ver. Pelo contrário, a lapidação é que vai trazer o brilho, a beleza e, principalmente o valor que a pedra realmente tem.
Portanto, a lapidação nada mais é que o processo em que a pedra bruta passa para se tornar mais brilhante, assim como, ganhar sua forma. Através da lapidação é que se consegue adquirir a cor e transparência necessária.
E é justamente um profissional na área de lapidação que vai saber escolher entre o melhor processo de lapidação possível para a pedra em seu estado bruto.
A lapidação tem como seu principal objetivo, justamente, mostrar o que a pedra tem de mais bela e valiosa.
E quais são os Tipos de Lapidações?
O tipo de lapidação é tão importante, que não é por exemplo, qualquer diamante que poderá ser chamado de “brilhante”.
Na lapidação, geralmente são escolhidas duas técnicas distintas que podem fazer a grande diferença.
São elas “Cabochão”, aqui estamos falando de uma técnica em que tem como objetivo principal o polimento.
E temos também a outra técnica que recebe o nome de “Facetadas”, essa necessita de todo o cuidado na hora da análise da pedra , já que é necessário observar bem cada ângulo, inclusões e especificidades.
Outra característica bem marcante dessa técnica, são os degraus que são criados nas pedras, um exemplo, os brilhantes, sendo assim, vamos ver e entender quais são os principais tipos de lapidação:
1- Brilhante
Aqui estamos falando de um tipo de corte, que geralmente é usado com mais frequência nos brilhantes, mas, que pode ser usado em outras pedras também.
Ao longo dos anos, esse tipo de corte vem ganhando cada vez mais melhorias, e para que se tenha perfeição, é preciso incluir 57 facetas, podendo chegar até 58.
2- Princess
Aqui o corte é quadrado, ótima opção para pedras usadas em joias com estilo minimalista e moderna. Podemos destacar que essa lapidação oferece 58 facetas, o que oferece um reflexo de luz ainda maior.
3- Baguete
A lapidação baguete é mais conhecida como formato retangular. Quando colocados um ao lado do outro, dão a sensação de detalhes bem sofisticados.
4- Briolette
Essa é considerada por todos os lapidadores, como a que dá mais trabalho. Geralmente, essa é mais utilizada em brincos, já que a mesma é facetada em toda a superfície da pedra uniformemente.
5- Navette
O significado desse nome é “pequeno barco”, com a forma de uma elipse, veio a se tornar a lapidação mais procurada pelas famosas.
6- Esmeralda
São os tipos de lapidações para aquelas pedras que tem o reconhecimento dependendo da sua cor, ou seja, a sua avaliação é feita principalmente por sua cor.
Tipos de Lapidações: Conclusão
Ao ler este texto você já deve ter percebido que estamos falando de uma arte. A lapidação e os tipos de lapidações não são apenas umas simples técnicas, mas sim, uma verdadeira arte de transformar algo em seu estado mais bruto, em uma verdadeira joia, uma preciosidade com todo seu brilho e beleza incalculável!
Visite nosso Site e adquira joias em Ouro 18K com garantia e total segurança:
https://www.fabricadoouro.com.br
0800 740 45 20