O ouro é um metal tão precioso que consegue atingir o imaginário das pessoas, por ser bastante maleável, não corrói, não enferruja, o valor do ouro sempre oscilou ao longo da história. Mas, você já se perguntou, porque o ouro custa tão caro e porque tantas pessoas não abrem mão dele?
E Qual o Valor do Ouro?
Estamos falando de um dos metais mais belos que existe no mundo há muito tempo. O ouro é encontrado quase sempre em seu estado mais puro na própria natureza, chamando a atenção pelo seu brilho e cor. Isso faz com que o valor do ouro chegue a atingir cifras surpreendentes.
Diante dessas qualidades, o ouro nos tempos antigos, lá no Egito antigo, já era considerado o melhor metal para a fabricação das mais belas joias.
Isso fez com que o ouro sempre fosse ligado aos mais conhecidos símbolos de poder e principalmente, prestígio.
Antes que o ouro fosse descoberto, a prata era o metal predominantemente mais valioso. Isso só foi mudar a partir do chamado “lastro de ouro”.
Existem evidências de que o ouro vem impressionando as pessoas desde 40.000 a.C.
Realmente não é pouco tempo!
Agora, entender um pouco sobre o valor do ouro, é algo um pouco mais complexo. Para isso, vejamos alguns fatores que contribuem bastante para esse alto valor do ouro no mercado em todo o mundo.
Fator 1 – Bastante maleável
O ouro é o metal que mais pode ser trabalhado, ou seja, por ser bastante maleável, ele pode ser facilmente transformado, seja em fio ou em rolo.
O metal permite que se possa criar qualquer tipo de designer e variedades de objetos ou joias.
Fator 2 – Quimicamente mais estável
Se levarmos para o lado químico, o ouro é a substância que menos sofre alteração ao entrar em contato com outra. Outra qualidade, é a sua resistência a fatores como magnetismo, tempo, corrosão, ferrugem e alguns produtos químicos.
Fator 3 – A Fama ao longo dos séculos no valor do ouro
O auto valor do ouro já vem desde os tempos antigos. Isso pode ser mostrado a partir do momento que as peças e artes encontradas em escavações arqueológicas mostram todo o tipo de peças feitas de ouro.
Sua fama e credibilidade se estende ao longo dos séculos, o que garante mais estabilidade e poder de revenda.
Fator 4 – A resistência
A sua composição química garante ao ouro uma resistência única, o que aumenta a sua durabilidade e faz com que o ouro seja um bom negócio em qualquer época.
É um dos metais mais resistentes em todo o mundo.
Fator 5 – Versatilidade
O ouro pode ser usado em uma grande variedade de indústrias. Alguns exemplos disso são a indústria eletrônica, de joalherias, na produção de vidro colorido, entre outras. É considerado por alguns, como a matéria prima mais versátil da natureza.
Fator 6 – É raro
O valor do ouro é ainda maior por se tratar de um metal que se forma naturalmente, isso por si só, já o faz cada vez mais raro.
Embora existam centenas de minas, garimpos e pontos de extração de ouro pelo mundo, é cada vez mais difícil encontrar boas pepitas, especialmente com maior concentração do metal.
Fator 7 – E o valor do ouro? Vale tanto quanto o dinheiro?
O ouro é usado desde os tempos antigos na criação de moedas e barras de ouro, agindo assim, como forma monetária em todo o mundo.
Todos os países ainda hoje necessitam de uma boa reserva de ouro para garantir sua independência comercial e financeira.
O ouro é cotado diariamente em várias moedas o que torna seu preço muito volátil, pode mudar em segundos, e sempre para cima. É o investimento mais seguro e o mais indicado por especialistas em finanças em todo o mundo.
O Preço do Ouro Hoje
O ouro é um metal que o seu valor é destinado a partir do preço da grama do ouro, seu preço de mercado está com uma flutuação entre R$ 200 a 220,00 reais por grama de ouro.
Isso faz com que as pessoas prestem ainda mais atenção nesse metal tão valioso, e o torne como uma ótima opção de ativo financeiro para investimentos.
Diante de todas as incertezas em momentos de crise econômica, o ouro se mostra uma das melhores opções, quando o assunto é se manter estável.
Valor do ouro: Conclusão
Sendo assim, podemos destacar que o ouro é muito mais do que apenas um simples pedaço de metal bonito. Muito pelo contrário! Toda essa raridade tem seu peso, mais precisamente, um volume do tamanho de um prédio com sete andares.
Esse é o tamanho do volume de ouro que foi minerado até os dias atuais. Realmente, para muitas pessoas pode ser um volume considerado muito grande, aliás, gigantesco.
Mas se levarmos em consideração, esse é o volume desde o seu surgimento. Lá atrás, nos tempos mais antigos.